-
CUIDADO!
15/05/2023Cuidar dos outros é cuidar de si mesmo.
Cuidar dos outros faz nos sentir uteis e nos confere mais valor.
A palavra vem do latim cogitatus (meditar/refletir).
É importante cuidar de outros, mas também cuidar de si!
Muitas vezes estamos cuidando de outros, leia aqui, pessoas, animais ou coisas e nos esquecendo de nós.
Hora de refletir: está cuidando adequadamente de você?
Embora, o mundo que estamos vivendo, nos força a experimentar situações de medo, indiferença e egoísmo em relação aos outros.
Aceitar esses sentimentos nos leva a viver uma vida superficial, competitiva, ignorando valores éticos e transformando o humano em somente bens e aparências.
É preciso nos cuidar para que o sentimento do outro, não seja banalizado por nós.
Como sabemos a maioria das melhorias, que podemos desenvolver em nós mesmos e nos outros dependem de nossas atitudes positivas.
Fica dica: cuide-se!
Cuide do outro!
Deus te abençoe.
Sucesso!
Rosangela Selga
Psicóloga
CRP. 16-191
-
SALÁRIO EMOCIONAL
08/05/2023Podemos dizer que salário emocional é um conjunto de fatores e benefícios que contribuem de forma positiva para a vida do trabalhador.
Ou seja, para grande maioria dos trabalhadores, não basta somente receber o salário, outras vertentes deixam os colaboradores felizes, proporcionam sentimentos de pertencimento à empresa.
Os colaboradores buscam trabalhos que venham acompanhados de qualidade de vida.
Por isso, salário (remuneração) mais “pacote de benefícios emocionais” podem estender o tempo de retenção dos talentos na empresa. Lembramos que os equilíbrios dos dois trazem bem-estar e aumentam a produtividade.
Perceber que a empresa se preocupa com o seu bem-estar, faz o trabalhador sentir- mais motivado, desenvolve a visão que é preciso se aprimorar, buscar novas habilidades para continuar fazendo parte da equipe.
Chiavenato, importante autor de diversos livros nas áreas de administração e recursos humanos, em 1999, nos chamava atenção para o fato de aliar necessidades pessoais e profissionais.
Então?
Equilíbrio no trabalho, vida pessoal, tempo de qualidade, atenção para saúde, enfim busca por uma vida cada vez mais pautada em valores realmente, importantes para colaboradores e empresas.
Essa é uma das possibilidades para vivermos melhores!
Deus te abençoe!
Sucesso!
Rosangela Selga
CRP. 16-191
-
TRABALHAR É BOM?
02/05/2023O trabalho nos ajuda a prover nosso sustento e de nossos familiares.
Se nos empenhamos no que fazemos, há chances de alcançarmos novos cargos, promoções e gerarmos um melhor bem-estar para nós, assim como para aqueles que dependem de nós, financeiramente.
No ambiente de trabalho quando nosso foco é desenvolver nossas habilidades, tal atitude cria um despertar de outras funções cognitivas que impulsionam uma capacidade de lidar com desafios e situações adversas, não só no ambiente de trabalho, como no dia a dia.
Alcançar conquistas, metas trazem satisfação e melhoram a autoestima.
Geralmente trabalhamos com outras pessoas o que nos impulsiona a exercitar a empatia, criar uma comunicação mais assertiva e criarmos ambientes mais acolhedores e leves.
Trabalhar nos coloca em situações constantes de disciplina e responsabilidade. Sentimentos/comportamentos essenciais para cumprimento de propósitos na nossa vida pessoal.
Então?
Acorda feliz porque sabe que vai trabalhar?
Sente que pode contribuir para melhoria de vida de muitas pessoas?
Procura melhorar seu desempenho construindo uma carreira mais sólida?
Não importa a função que desempenha: você é muito importante!
Seja grato pelo seu trabalho e continue se aperfeiçoando e buscando alcançar suas metas!
Mantenha-se motivado e lembre-se o trabalho faz parte da sua vida, assim como cuidar de sua saúde, separar tempo de qualidade para sua família e para você!
Sucesso!
Deus e abençoe!
Rosangela Selga
CRP.16-191
-
50 + TENHO CHANCE?
24/04/2023A chamada terceira idade tem crescido e de acordo com os dados do IBGE, em 2060 representarão cerca de e um terço dos cidadãos!
Tendo em vista o número de pessoas que estão com 50 anos ou mais, há uma necessidade de oferecer oportunidades de trabalho para aqueles que têm bastante para contribuir.
Quando a empresa valoriza experiência profissional, uma bagagem sólida em área específica, muitas portas podem se abrir, para quem está procurando (re)colocação ou vagas de emprego.
É importante ressaltar que quem está com 50+ pode apresentar características comportamentais maduras, requisito bastante procurado no espaço corporativo.
Algumas grandes empresas apostam também nas gerações mais maduras e desenvolvem programas muito interessantes para que todos independentes da idade, se sintam bem.
Então, está com 50+? Nada de desistir. Todos têm muito para contribuir. E nada melhor do que o respeito e investimento em treinamentos e muita troca de ideias.
Ingredientes fundamentais para apresentação de uma plataforma justa, saudável com entrega de dados verdadeiros para alcance de produtividade com a participação de todas as idades!
Deus te abençoe!
Sucesso,
Rosangela Selga
Psicóloga
CRP. 16-191
-
INSITÊNCIA OU PERSISTÊNCIA
18/04/2023A insistência pode ser definida como uma manutenção de uma atitude/ação repetitiva.
Muitas vezes, a insistência pode se aproximar da teimosia.
A persistência está relacionada a atitudes de resistência, quando se deseja alcançar um objetivo.
Para alcançarmos metas e propósitos, precisamos revisar nossas estratégias, às vezes buscar novas rotas, ajustar ações e focar no objetivo final. Tais ações estão interligadas a persistência, pois exige de nós a responsabilidade de traçar novas diretrizes, sempre que necessário.
É uma tarefa complexa, porém se você tem um propósito, deve estar aberto para novas ideias, novos conceitos e principalmente se manter conectado no que se refere aos conhecimentos e habilidades que ainda precisa desenvolver para chegar!
Então reflita se está insistindo em algo que parece não ter nenhuma possibilidade de dar certo.
Aceitar mudanças em si mesmo, acreditar com bases fundamentadas, são boas dicas para quem deseja chegar mais longe, dar novos passos, evoluir na sua carreira profissional e construir o sucesso.
Se identificou?
Precisa ajustar as estratégias?
Não perca tempo: mudanças positivas levam ao aprendizado e nos ajudam a alcançar nossos objetivos.
Deus te abençoe!
Sucesso!
Rosangela Selga
CRP. 16-191